quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sessão Pipoca Cultura pra Todo Canto. 15/08. O Fabuloso Destino de Amelie Poulain


Quem não foi nessa sexta, perdeu um fabuloso filme. O Fabuloso destino de Amelie Poulain é uma improvável produção de Jean-Pierre Jeunet. Isso porque o cineasta é conhecido por seus filmes serem sombrios e assustadores. E de sombrio, Amelie não tem nada.

Amélie Poulain (que é representada pela atriz Audrey Tatou), é uma jovem que passou toda a sua vida em um pseudo-estado-de-voyeurismo, observando e acatando as ordens de seus neuróticos pais. De certa forma, foi o que deixou Amélie livre para apreciar os pequenos prazeres da vida. Realmente pequenos, diga-se de passagem. As coisas favoritas de Amélie são mergulhar as mãos em sacas de cereais na mercearia, quebrar a crosta açucarada do crème brûlée com a colher e atirar pedrinhas na água, para vê-las ricochetear. Esses e muitos outros eventos sobre as peripécias de Amelie, são narrados a toda a velocidade, em tom de desenho animado, durante a primeira meia hora de Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain.

Depois de todas as apresentações, desapresentações, sensações, medos. Amelie descobre a sua vocação: promover a felicidade alheia. E quem a fez descobrir? Nada mais, nada menos, que a morte da Lady Di.

Fotografia belíssima, ângulos inusitados, nuvens com formas de animais, cores saturadas e o calçamento brilha sob a iluminação pública. Quando Amélie se apaixona, pela primeira vez, pode-se ver seu coração vermelho-elétrico batendo no peito. A ação é incessante e os detalhes, tão profundos, que é virtualmente impossível não ser tragado pelo filme.

Viu só o que tu perdeu? O fabuloso destino de Amélie Poulain é um daqueles filmes que você deve recomendar à sua mãe, sua tia, seus amigos... e se for de pombinhos, ou tiver alguém em vista, uma ótima dica: Nenhum casal saiu do cinema sem estar abraçado! Isso eu garanto! ;)

Nenhum comentário: